Segunda à Sexta
Das 11:30hrs as 13:30hrs
Sábado | Domingo | Feriado
Das 10:00hrs as 12:00hrs
Na antiga Igreja Santo Antonio, em Agosto de 1960, uma importante página da história de Pinhalzinho estava para ser escrita: a Fundação da Sociedade Hospitalar Beneficente. Observando a necessidade da comunidade, carente por melhor atendimento médico, reuniram-se primeiramente sob a coordenação do pároco João Batista Flesch, os cidadãos Bruno Stahl, Alfredo Deufel, Wilibaldo Schnemm, Carlos Eugenio Eckert, Arno Bremm, Jorge Francisco da Silva, Ciro Pizzato, João Albino Mayer, Arnildo Schiehl, Balduino Oberher, Silveiro Schneider, Francisco Floss, Albino Soder, José Theobaldo Utzig, Rafael Bach, José Royer, Alfonso Floss, Pedro Hoffman e Edgar Kleinschmitd. Uma hora mais tarde, neste mesmo local, era eleito o pioneiro José Theobaldo Utzig como primeiro presidente da Sociedade Hospitalar Beneficente, com a responsabilidade inicial de coordenar a compra do hospital do senhor Wilibaldo Busche que construiu a casa de saúde, localizada onde atualmente está situado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Bruno Stahl, falando da compra e necessidade relata, que desde o principio, o hospital de Pinhalzinho enfrentou grandes dificuldades. Primeiramente de ordem clinica, não haviam médicos disponíveis. O primeiro médico radicado em Pinhalzinho foi Ciro Pizatto. Mais tarde, após muito esforço da diretoria do hospital, vem ao município um jovem recém formado: Pedro Paulino Burigo. Mais tarde homenageado pela comunidade, denominando com seu nome a Policlínica Dois no Bairro São José.
Segundo Bruno Weber, a construção do atual hospital foi discutida inicialmente em 1962. Em 1963, estava decidido o novo local para construção da casa de saúde: ao lado da casa paroquial de Pinhalzinho. Antigo potreiro da Casa das Irmãs.
Depois de amplamente discutido o assunto em pauta foi acertado entre os presentes o seguinte: que a Sociedade Hospitalar beneficente de Pinhalzinho recebe da União Catarinense de Educação oito (8) terrenos, com área 4.055 m², mais uma área de 5 mil m² por escritura pública, mil 330 quilos de ferros e a areia existente, aproximadamente 45 metros cúbicos, retribuindo a Sociedade Hospital a quantia de 3.250 cruzados novos que será entregue para a comissão Pro- Construção do Educandário Vocacional São José.
O projeto do hospital é do engenheiro Ricardo Schmidt. A obra foi edificada pela construtora do senhor Zeferino Gasperin.
Desde a sua fundação, uma sede própria era o sonho de todos os associados. Para que esse desejo se torna-se realidade, muitos pioneiros e cidadãos doaram terrenos e contribuíram para que no dia 13 de agosto de 1972 fosse inaugurado o Hospital Beneficente de Pinhalzinho. Anos mais tarde, a antiga sede da casa de saúde foi vendida para o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Pinhalzinho.
Com o passar dos anos, o corpo clinico do hospital aumentava. Foi no ano de 1972 que chegava o recém formado médico, Nelso Dalcim Lago. O mesmo que no dia 24 de novembro de 1975 assumia a direção clinica da entidade.
Anos mais tarde, em meados de 1978, para ajudar no diagnóstico dos pacientes era instalado um laboratório de analises clinicas, coordenado pelo bioquímico, Carlos Humberto Campos, também responsável pela farmácia do hospital.
Desde a fundação, o hospital enfrentou problemas financeiros. Em 1980, em especial, para ajudar a resolver o problema ocorreu uma grande campanha para enquadrar novos associados e a prefeitura se compromete a repassar recursos extra para manter a casa de saúde.
Mais tarde, à exemplo do que ocorreu em 1964, logo no inicio da entidade, a Sociedade Hospital, hoje Associação, começa a realizar festas e sorteios, inclusive de veículos, para manter a Casa de Saúde.
Atualmente, a Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho atende em baixa e média complexidades, conta com 18 médicos nas áreas de oftalmologia, anestesiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, cardiologia, clinica geral, ginecologia e obstetrícia, radiologia e fonoaudiologia. Possui 40 funcionários e 44 leitos, atendendo conforme preconiza a meta SUS, com caixa superavitário – graças ao esforço de todas as diretorias, relata Dr. Nelso comentando sobre o inicio das atividades médicas.
"A Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho: É uma história de sucesso. Dedicação de várias mãos para o bem da comunidade. Cidadãos que humildemente se doaram para fazer de Pinhalzinho a Capital da Amizade", segundo o atual Presidente Silvio.